Notícias 03, Dez, 2019

“Todos temos amor para dar”

Projeto de solidariedade social do Politécnico de Portalegre

 

No Politécnico de Portalegre, o Natal chega com o arranque do projeto “Todos temos amor para dar”!

Em funcionamento há dez anos, no período natalício, a iniciativa tem registado um impacte crescente, graças aos contributos da comunidade académica, mas não só; o projeto é merecedor da confiança de um número cada vez maior de doadores externos.

O objetivo é recolher presentes novas para crianças de famílias com dificuldades financeiras, que foram sinalizadas pela assistente social que colabora com o projeto.

COMO POSSO ENVOLVER-ME? >>> Em todos os espaços de recolha existe uma lista com nomes, idades e prenda sugerida, de acordo com a idade das crianças vulneráveis, para que seja possível, a quem apoia, comprar algo a pensar numa destas crianças. Depois é só dar baixa do nome da criança beneficiária na lista afixada e deixar o seu presente, embrulhado, no posto de recolha, usando os nossos corações e etiquetas, disponíveis nas receções de cada espaço.
Posteriormente, os presentes serão entregues à assistente social, que nos apoia e identifica as crianças que precisam de apoio, antes do dia de Natal, para serem entregues aos pais e, assim, na noite de Natal, todas as crianças terão algo especial e único para si, entregue pelo seu cuidador.
Pensamos que cada um de nós pode colocar-se como agente dinamizador do seu grupo de amigos, família e colegas e, em grupo, conseguimos dar, apoiar e fazer brilhar mais forte o Natal destes miúdos.

Este ano, o desafio é recolher presentes para 72 crianças.

Em simultâneo, foram identificados 29 agregados familiares, para receberem cabazes de Natal, pelo que se apela à doação de alimentos não perecíveis.

Nos pontos de entrega de presentes também podem ser deixados, como complemento de apoio, bens em segunda mão, roupas para menores de um ano, produtos de higiene infantil e fraldas. Assim como materiais de costura e tecidos, para o projeto “Dress a Girl Around the World”, que se associa a esta edição do “Todos temos amor para dar”.

Há um ponto de entrega de presentes nos Serviços Centrais, no Campus Politécnico, na ESECS e na ESAE.

A iniciativa pode ser acompanhada aqui: https://www.facebook.com/todostemosamorparadar/

Coordenação do projeto: Prof.ª Ana José