Notícias 15, Out, 2020

Mensagem aos estudantes da ESTG-IPP

Caros estudantes,

Saudando todos, permitam-nos que deixemos um agradecimento muito especial a quem vai estar na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Portalegre (ESTG-IPP) pela primeira vez: obrigado pela vossa escolha; é simultaneamente com honra e com sentido de responsabilidade que vos recebemos, colocando todo o empenho para que possamos corresponder à vossa confiança.  

Vamos iniciar um novo ano letivo, sabendo que estamos confrontados com uma realidade que nos exige, e vai continuar a exigir, algumas mudanças nos nossos comportamentos e nas formas de estar e de nos relacionarmos uns com os outros.

Ninguém pode garantir que tudo vai correr (sempre) bem, porque há variáveis que não controlamos. O que podemos garantir é que na ESTG-IPP e no Politécnico de Portalegre em geral, tudo está a ser feito para assegurar as melhores condições no funcionamento das atividades letivas e não letivas, com segurança e proteção da saúde de todas as pessoas que constituem a nossa comunidade académica.

O Politécnico de Portalegre e as suas Escolas, seguindo as orientações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, empenharam-se para que no ano letivo 2020/2021 as aulas possam vir a decorrer num modelo de ensino presencial, cumprindo-se também as orientações da Direção-Geral da Saúde. Apenas nos casos em que a capacidade da sala não comporte, em segurança, o número de alunos inscritos numa unidade curricular, terá que proceder-se a uma divisão da turma: enquanto uns alunos assistem à aula presencialmente, outros vão assistir à distância, via zoom ou plataforma alternativa, procedendo-se semanalmente a uma rotação dos grupos de alunos. Os professores das unidades curriculares em que as aulas vão iniciar-se neste modelo irão contactar previamente os estudantes, no sentido de constituir os grupos; caso não recebam qualquer informação neste sentido, é um sinal de que toda a turma poderá estar a assistir presencialmente às aulas.

Face ao momento especial que atravessamos, este ano não iremos realizar a habitual receção conjunta a todos os alunos do primeiro ano dos vários cursos. Mas teremos oportunidade de, presencialmente, darmos as boas-vindas a cada uma das novas turmas, numa das primeiras aulas que irão ter, de acordo com os horários que já foram publicados.

Aproveitamos esta mensagem para referir alguns aspetos diversos, de natureza prática, para orientação da presença de todos no espaço do Campus Politécnico, onde se integra a ESTG-IPP:

  • Com os devidos cuidados adicionais, mantêm-se em pleno funcionamento no Campus todos os serviços de apoio, nomeadamente a cantina, o bar e a biblioteca;
  • Com exceção dos laboratórios, as salas de aula manter-se-ão abertas, solicitando-se aos alunos que, chegando às mesmas, possam entrar de imediato e ocupar os seus lugares, mesmo que os professores não estejam ainda presentes. Pretende-se, desta forma, reduzir ao mínimo os períodos de permanência nos corredores e evitar a concentração de pessoas nos mesmos;
  • Os professores passarão a efetuar obrigatoriamente o registo nominal da presença dos alunos nas salas de aula. O registo desta informação é fundamental para que possa ser feita a identificação de contactos próximos na ESTG-IPP, caso surjam infeções pelo SARS-CoV-2, e para a sua comunicação às autoridades de saúde;
  • O plano de contingência do Politécnico de Portalegre para a COVID-19 está acessível na página da ESTG-IPP, recomendando-se a sua leitura, nomeadamente para conhecimento dos procedimentos caso surjam sintomas associados à doença.
  • Alerta-se para a necessidade de ser respeitada a sinalética existente no Campus Politécnico, a qual visa regular os movimentos e o distanciamento pessoal/social;  
  • É obrigatório o uso de máscara no interior dos edifícios e também no espaço exterior do Campus Politécnico, sempre que não se consiga manter o distanciamento de pelo menos um metro para outra pessoa.

Com a COVID-19 a ocupar muita da nossa atenção, não devemos, no entanto, perder o foco da nossa presença na ESTG-IPP: partilha de conhecimento e de experiências, aquisição de competências, preparação para o futuro, contributo para o desenvolvimento económico e social da região e do país. Com todas as precauções e responsabilidade, no Campus e fora dele, vamos conseguir alcançar os nossos objetivos.

Ainda que circunstancialmente mascarados e com dever de distanciamento, continuaremos a ser uma Escola com rostos e com proximidade entre alunos, professores e trabalhadores não docentes. Vamos encontrar-nos muito em breve na ESTG-IPP.

Um excelente ano letivo para todos!

A Direção