Design de Identidade Digital
Objetivos gerais
Este Mestrado tem como objetivo capacitar os alunos para o desenvolvimento de projetos no universo da criação da imagem e comunicação da identidade das empresas, das organizações e dos produtos. As estratégias das marcas, os conceitos e os meios envolvidos nas relações entre os diferentes intervenientes atravessam um período de transformação acelerada, em parte, forçada pela evolução e ubiquidade dos media digitais.
É nesse sentido que se pretendem desenvolver competências aplicáveis aos atuais projetos de identidade e comunicação das marcas e proporcionar uma formação especializada para fazer face às exigências do mercado e da sociedade, seguindo uma perspetiva renovadora, cruzando conhecimentos do design, da animação multimédia, gestão das marcas e das comunicações nas redes digitais, interações entre os indivíduos, as organizações e os produtos, com especial enfoque no tecido empresarial local, rico em produtos endógenos e relações de proximidade.
Objetivos de aprendizagem
O curso conduz a um entendimento atual da construção da imagem e da formação da identidade de uma marca e das suas interligações com factos da cultura, tendências sociais e comportamentais do presente, habilitando para a intervenção prática ao nível do design da identidade visual, das animações gráficas destinadas aos media digitais e da gestão da imagem das marcas, capacitando para projetos de branding e design de identidade visual: identificação, gestão e comunicação das qualidades e dos valores de uma marca; trabalho criativo de definição de cenários inovadores adequados à comunicação das marcas; representação de ideias e conceitos inovadores; gestão da presença nos media a diferentes escalas e meios, dos tradicionais aos digitais; produção de objetos associados à comunicação da identidade, visando a exploração visual dinâmica dos elementos gráficos; aprofundamento de componentes essenciais à linguagem visual, em conjunto com elementos fundamentais em projetos de animação multimedia.
Saidas Profissionais
- Integrar equipas de criativos em gabinetes de design e agências de comunicação e publicidade dedicadas ao branding;
- Integrar gabinetes de comunicação em empresas e instituições focados na criação e gestão de uma identidade dinâmica com aplicações multimédia, online e offline;
- Desenvolver projetos de identidade e comunicação digital – incluindo os aspetos estratégicos, a gestão, a conceção de soluções e a respetiva produção.
- Estabelecer gabinetes autónomos de design de comunicação e animação multimédia, com competências para desenvolver projetos de identidade.
Condições de acesso
Candidaturas − Edição 2019/2021
Edital de abertura de candidaturas
Adenda ao Edital (abertura 3ª fase)
Candidaturas
- 1ª Fase − de 02 de maio até 12 de julho de 2019 - Resultados 1ª Fase
- 2ª Fase − de 29 de julho a 13 de setembro de 2019 - Resultados 2ª Fase
- 3ª Fase - até 11 de outubro de 2019 - Resultados 3ª Fase
Documentos necessários para formalização da candidatura
- Formulário de CANDIDATURAS ON-LINE. Consulte o manual de apoio
- Documento comprovativo de habilitações com a respetiva classificação
- Fotocópia do Cartão do Cidadão / BI e NIF/ou outro (*)
- Curriculum Vitae
- Portefólio (opcional) disponibilizar link para acesso no Curriculum
- Carta de Motivação (opcional)
-
A candidatura é efetivada mediante o pagamento de emolumentos no valor de 25,00€, pagamento efetuado através de Referência Multibanco, gerada após submissão da Candidatura.
*Ao abrigo do disposto no n.º 2 do art.º 5.º da Lei n.º 7/2007, de 05/02, cópia rubricada e assinada em que autoriza os serviços académicos a arquivar o cartão de cidadão no processo individual. Em caso de não autorização deve dirigir-se aos serviços a fim de exibir o cartão de cidadão e para verificação da informação para aceitação do processo de candidatura.
Para esclarecimentos de dúvidas s.alunos.estg@ipportalegre.pt ou servicos.academicos@ipportalegre.pt
Propinas e emolumentos
- Valor da candidatura: 25€
- O valor da propina anual é de 980,00€ (novecentos e oitenta euros), podendo o pagamento ser efetuado de uma só vez ou em 8 prestações.
Formas de pagamento
- Pagamento por Referência Multibanco
- Pagamento presencial na tesouraria do IPP
- Cheque ou vale postal à ordem do Instituto Politécnico de Portalegre
- Transferência bancária para o IBAN – PT50078101120000000440451.
Caso opte pelo pagamento através transferência bancária, solicitamos que nos remeta o comprovativo de pagamento para o e-mail tesouraria.ipp@ipportalegre.pt
Avaliação do CE
- Relatório de autoavaliação
- Relatório da Comissão de Avaliação Externa e decisão do Conselho de Administração da A3ES
- Relatório anual do curso
Outras informações:
Com Acreditação prévia em 2018, por 6 anos | Limite de vagas fixado: 20
Registo inicial: R/A-Cr 35/2018 de 16-05-2018
- Duração: 4 Semestres
- ECTS:120
- Empregabilidade (fonte: observatório académico)
- Publicação do plano de estudos no DR
Contactos Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Portalegre Para obter informações mais detalhadas sobre cursos ou candidaturas é favor contactar: Para marcação de visitas é favor contactar o Gabinete de Comunicação e Imagem: |